Translate

sábado, 10 de junho de 2017

Diversidade humana pelos genes






Gene KITLG
Tem cabelo castanho escuro e quer que fique dourado, para sempre? É fáci. Basta mudar o A de adenina pelo G de guanina, para o transformar em dourado, de acordo com David Kingsley da Universidade de Standford - EUA, que publicou um artigo na revista Nature Genetics, de acordo com um artigo da revista Super Interessante  nº 230, de Junho de 2017.  É uma substituição, a que se chama mutação e que funciona como "um interruptor que basta premir para activar de imediato a tonalidade mais clara". Interessante, não é?
Mas há mais.
Trico-hialina versus PRSS53
O que fazem estes genes? Bom, opoem-se. Um encaracola, o outro alisa, respectivamente. "A Trico-hialina é uma proteina da raíz capilar" e uma "variante" destes genes encaracola ou alisa os cabelos. Já não se fala de substituição/mutação mas de variante, o que não é de todo a mesma coisa.
E quanto à forma do nariz?
Continuando sempre no mesmo artigo, haverá 4 genes responsáveis: "comprido, achatado ou aquilino".  Quatro para três. Giro, n'é?
E até a densidade da barba! Chama-se EDAR o tal gene responsável.
Já estão a ver a paisagem? Quando eu ainda era uma jovem estudante, exixtiam livros de ficção científica, que descreviam mundos em que os bebés eram criados e moldados em laboratórios, para serem senhores ou servos. O mais famoso, chamava-se "O admirável mundo novo". Agora, mais ano menos ano, poderá encomendar o filhote ou a filhota, escolhendo, os olhos, o nariz, o cabelo... Talvez apareça uma nova profissão de designer, para o menino e prá menina, pró papá e prá mamã.
Isto se entretanto o auto-denominado Homo sapiens, não se extinguir, na "6ª extinsão em massa".
A "6ª extinção em massa ou extinção do Holoceno", já está em curso e nós seres humanos extinguimo-nos nela, se não arrepiarmos caminho.
"A nossa sociedade global começou a destruir outras espécies a um ritmo acelerado, iniciando um episódio de extinção em massa nunca visto em 65 milhões de anos." cito Gerardo Ceballos.
As chamadas "catástrofes tecnológicas" são muito responsáveis pelo que está a acontecer. Este panorama que há muito já ultrapassou o estado de ficção tende ainda a ser ignorado por pessoas que deveriam ser responsáveis dado os cargos que ocupam, como o Presidente dos EUA, o senhor Trump que rasgou simbólicamente o tratado de Paris, ao retirar-se 


                       😒😌😕    

11-7-2017
Isto foi escrito no passado dia 6, no Wordpad e transcrito para aqui e guardado automáticamente, antes do ataque do vírus que o Avasti bloqueou, reiniciando o computador, que que não se completou por causa do apagão em Salir. Este demorou. No inverno, durante uma tempestade, às vezes acontecem que tanto podem demorar segundos como alguns minutos, poucos. Estamos preparados para esta eventualidade. No entanto este apagão com tempo quente, sem chuva nem tempestade, foi estranho.

 

The hidden costs of hamburgers
 (Os custos escondidos dos hamburgers) 

Vivemos num oásis no espaço.                                                           
Para saber mais sobre o Acordo de Paris, navegue por estes links:
                                                    



https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_withdrawal_from_the_Paris_Agreement 
                                                             





Fui novamente atacada por um vírus.
🙏😶 Boa noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário